A comunicação digital nos conecta a todo tipo de serviços e produtos em questão de segundos. Do mesmo jeito, ela tem nos conectado a uma palavra em comum nas últimas semanas: a crise. Utilizar a comunicação a favor de sua empresa durante os tempos de crise é primordial. Como fazer isso em prol de sua marca em tempos difíceis? Acompanhe abaixo algumas dicas para utilizar a crise a favor da sua marca.
1) Por que sua marca é tão importante durante a crise ?
Começar com um planejamento estratégico de comunicação em tempos de crise é o primeiro passo para entender como mostrar para seus clientes e prospects que sua marca é importante e está preocupada com o próximo. Esse planejamento não é o mesmo que fazemos anualmente. Ele é especial, focado em dificuldades do seu público- alvo, as quais você tem condições de ajudar a resolver.
Em tempos de crise, o lado emocional é muito importante para a comunicação. Use o storytelling para contar o que sua marca está fazendo para contribuir com o momento difícil.
2) Esteja inserido no ambiente digital
Ano de 2020. COVID-19. Comunicação 3.0. Não dá para não dominar a internet durante uma crise como essa, em que o ponto de segurança é o ambiente de casa. Segundo dados do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br), nos últimos dias 18 e 19 de março, o Brasil bateu recorde em volume de dados, com 10 terabits enviados por segundo (Tb/s). O diretor do Nic.br, Milton Kaoru Kashiwakura, afirma que “O pico de 10 Tb/s aconteceu num momento em que, por conta da COVID-19, mais pessoas passaram a acessar a internet para fins como trabalho remoto, estudo a distância e busca por entretenimento. E continua crescendo nas últimas semanas”. O que sua marca está fazendo fora da internet?
3) Quem não é visto não é lembrado
Como atrair e fidelizar clientes se eles não conhecem você? É preciso se comunicar corretamente, traçar estratégias assertivas de marketing para encontrar essas pessoas e fazer uso da publicidade para criar o desejo de
consumo por aquilo que você oferece. Em tempos de crise, provavelmente seu concorrente está com receio de investir. Mostrar sua marca é uma excelente maneira de você se sobressair sobre eles e conquistar mercado. Mas claro, não esqueça que, para isso, você precisa investir em uma estratégia eficaz para atingir seu público-alvo correto, no ambiente correto.
4) Direcione corretamente sua comunicação digital
Com uma comunicação digital bem-feita, os valores de mídia não precisam ser altos. Com um bom planejamento estratégico para o ambiente digital, o valor pode (e deve) ser otimizado e mensurado. É por isso que, mesmo com baixo investimento, é possível alcançar bons resultados.
Outro aspecto a ser analisado é o “Inbound Marketing”, estratégia de atração, conquista e conversão de leads (possíveis clientes) em clientes reais da marca. Para tal, a construção de conteúdos de qualidade é muito importante, seja por meio de um blog corporativo, uma boa estratégia de e-mail marketing ou do desenvolvimento de webinares e e-books.
5) É a hora de fazer diferente!
É agora a chance da sua marca impactar, conquistar e reter clientes, além de aumentar o ticket médio do público atual e potencializar a lembrança da marca.
Independentemente de qual seja a estratégia adotada, é preciso compreender a sua realidade e adequar a comunicação às demandas do negócio. Esqueça receitas prontas! O seu jogo de comunicação e marketing deve ser estruturado por meio de planejamento! E, para tal, conte com empresas especialistas em comunicação e marketing do seu setor. Fazer diferente e mostrar para o que sua empresa veio nos tempos de crise é fundamental para o aumento de conhecimento de marca e, consequentemente, aumento de negócios. Aproveite! Não perca tempo e invista em comunicação assertiva, humanizada e inteligente!
Por Camilla Covello, sócia-diretora da GPeS | Health Branding and Business
Sobre o autor: Camilla Covello é publicitária, especialista em comunicação e marketing de saúde, com MBA em Gestão de Saúde. É sócia-diretora da GPeS Health Branding and Business, centro de especialidades em comunicação e marketing para healthcare. Na empresa, foi responsável pelo desenvolvimento do setor de branding e marketing digital. https://www.linkedin.com/in/camillacovello/