Marketing de conteúdo, marketing digital, marketing corporativo. São inúmeras as estratégias do marketing que conhecemos e podemos utilizar a favor de nossa empresa, nosso produto e nossa marca. Mas, para ter uma comunicação integrada, também devemos pensar no marketing pessoal.
Philip Kotler define marketing pessoal como uma disciplina que “utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira e da vida das pessoas, sobretudo valoriza o ser humano em todos os seus atributos”.
Muito se pensa nisso quando se fala em trabalho presencial, mas hoje também é preciso adotar práticas de marketing pessoal em um contexto de comunicação digital e de trabalho remoto.
Leia abaixo 5 dicas para melhorar seu marketing pessoal em tempos de home office:
1) Planeje-se
O planejamento de marketing também serve para você. O princípio é o mesmo adotado no marketing geral, no qual destacam-se os pontos fortes de determinado produto ou serviço no que se refere a estratégias de posicionamento. Logo, essa função é determinada pelo processo de catalisar todas as ideias, conceitos e pontos favoráveis do indivíduo para que sejam mostrados e divulgados.
2) Siga o Mix de Marketing
O conceito de “Mix de Marketing” são os famosos “4 Ps”: Produto, Preço, Praça e Promoção. Pense e analise como você quer se apresentar para o mercado e para as pessoas que você terá contato (inclusive a distância) no dia a dia. Como passar maior credibilidade?
Para aplicar a metodologia acima em si mesmo, siga as seguintes orientações:
– Pense em você como um produto.
– O preço é o intangível que você vale.
– A praça é onde você mostrará (ou venderá) seu produto, ou seja, você.
– A promoção é como você vai se mostrar (ou se vender). É uma parte muito importante da estratégia que, no marketing pessoal, se traduz em credibilidade.
3) Passe credibilidade
Todo visual e discurso deve passar credibilidade. Em tempos de home office, levante-se e arrume-se como se fosse convencer a si mesmo o tempo todo. Vista-se de uma maneira crível e acredite em você mesmo. Crer no próprio discurso é a maneira ideal para passar credibilidade a quem você fala. Lembre-se o tempo todo que está vendendo um ativo intangível: sua própria imagem.
4) Melhore suas habilidades em comunicação
Falar bem em público é mais do que um diferencial na vida profissional. É questão de sobrevivência no mundo corporativo. Monitore-se para se expressar corretamente no ambiente de trabalho e, principalmente, de forma clara, evitando gírias.
Para se comunicar bem, você precisa entender que os gestos e as expressões faciais falam muito mais do que palavras, mesmo que seja via videoconferência. A mensagem na comunicação interpessoal é transmitida na seguinte proporção, segundo Albert Mehrabian:
- Gestos: 55%
- Voz: 38%
- Palavras: 7%
5) Comprometa-se
O comprometimento é um item essencial para melhorar seu marketing pessoal, mas muitos profissionais acabam pecando nesse aspecto, desde o comprometimento com o horário, prazos de tarefas a serem entregues até compromissos com parceiros e fornecedores.
Estude para que o foco e o comprometimento sejam parte de sua rotina. Só assim você alcançará seus objetivos. Lembre-se de que a primeira dica deste artigo é o planejamento e a última, mas não mais importante, é comprometer-se em alcançar seu objetivo final. Aplicar a metodologia “PDCA” (Plan, Do, Check, Act), ou seja, planejar, fazer, checar e agir, o ajudará sempre! Não esqueça que você é um produto que vale muito e, desta maneira, você conquistará seus objetivos mais facilmente! Boa sorte!
Por Camilla Covello, sócia-diretora da GPeS | Health Branding and Business
Sobre o autor:
Camilla Covello é publicitária, especialista em comunicação e marketing de saúde, com MBA em Gestão de Saúde. É sócia-diretora da GPeS Health Branding and Business, centro de especialidades em comunicação e marketing para healthcare. Na empresa, foi responsável pelo desenvolvimento do setor de branding e marketing digital. https://www.linkedin.com/in/camillacovello/