A escrita visa estabelecer a comunicação. Assim, um texto não pode ser apenas um aglomerado de palavras, sem conexão entre si ou sem comunicar a mensagem pretendida. Por isso, planejamento, organização e produção são passos essenciais para a construção textual.
O planejamento é a preparação das ideias. É importante entregar um conteúdo com base em informações concretas, com argumentos que podem ser comprovados. Por isso, planejar e pesquisar o tema abordado são passos fundamentais antes de começar a colocar as informações no papel.
Depois de planejar, chegou a hora de organizar a entrega do seu texto: ele será construído em parágrafos, com informações suficientes – não precisa ser carente nem em excesso – sabendo dosar todo o compilado de ideias que você idealizou.
Por fim, hora de colocar seu texto em prática. É o momento de ser claro, se colocar como leitor da sua própria produção e manter a conexão entre as informações ali dispostas. E, claro, revisar seu conteúdo antes de publicá-lo é fundamental no processo.
Por Simone dos Santos Machado, Editora e Revisora na GPeS | Health Branding and Business